domingo, 8 de março de 2015

Não há raiva que cale nossa voz

Embora transformado em data comemorativa para vender coisas, o Dia da Mulher é data de protesto – por Aline Valek no Escritório Feminista

   Após varias décadas submissas aos homens, a mulher tem desempenhado vários papéis no contexto social. Ela é mãe, esposa, trabalhadora e dona de casa. Tem diversas responsabilidades e em alguns casos é provedora de uma família. No Dia Internacional da Mulher vale a pena relembrar as lutas feministas para conquistar igualdades de direitos.

   O Dia da Mulher tem origem nas manifestações de grupos femininos russos, que lutavam por melhores condições de vida e trabalho. Também tinham uma postura contra a entrada da Rússia czarista na Primeira Guerra Mundial. Essas manifestações marcaram o início da Revolução de 1917. Porém, a ideia de reservar um dia da mulher já havia aparecido desde os primeiros anos do século XX. Porém, a proposta do Dia Internacional da Mulher foi iniciada na virada do século XX, durante o processo de industrialização e expansão econômica, que levou a grandes protestos sobre as condições de trabalho. As mulheres empregadas em fábricas de vestuário têxtil foram protagonistas de um desses protestos em 08 de março de 1857 em Nova Iorque. O protesto requeria melhores condições de trabalho e salários mais altos.
Rosie, ícone cultural e feminista nos EUA

   Mas o que levou mesmo a essa data ser comemorada mundialmente foi a tese do incêndio provocado na fábrica da Triangle Shirtwaist, que também ocorreu em Nova Iorque, em 25 de março de 1911. Foram registradas 146 mortes. Segundo relatos, cerca de 129 trabalhadoras foram trancadas e queimadas vivas. O incêndio da fábrica Triangle é, até hoje, o pior da história de Nova Iorque.

  Depois desse episódio, muitos outros protestos foram feitos, e um que se destacou foi o de 1908, onde 15.000 mulheres marcharam sobre a cidade de Nova Iorque exigindo a redução da carga horária, melhores salários e o direito de voto. Sendo assim, o primeiro Dia Internacional da Mulher seguiu-se em 28 de fevereiro de 1909 nos Estados Unidos após uma declaração do Partido Socialista da América. Em 1910 ocorreu a primeira conferência internacional sobre a mulher em Copenhague, dirigida pela Internacional Socialista, e assim, o Dia Internacional da Mulher foi estabelecido.

Fonte: Mundo das Tribos




Mulher! Com seu jeito especial de ser, você é exemplo de amor, perseverança, coragem, determinação e inteligência. Parabéns pelo seu dia!

6 comentários:

Vicente Lino disse...

Parabens pelo Dia Internacional da Mulher. Parabéns pelo lembrança do artigo. Comentem nos blogs dos seus colegas e solicitem comentários neste blog ok?

Unknown disse...

Obrigada.. ok

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Muito bom. Gostei por lembrar dessa data importante que é o fia das mulheres!

Vicente Lino disse...

Ótimo trabalho. Prossigam compartilhando o blog, de maneira a estimular mais comentários ok?

Vicente Lino disse...

Bom trabalho. Notícias diversificadas, bom layout, boa apresentação.
Insistam em mais comentários.